Veja todos os vídeos do estudo do livro de Atos dos apóstolos na playlist:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLqzqR_TZDPZZ3ZSIoS8st-C5sfVBc25pS
Olá irmãos amados e interessados em conhecer as verdades bíblicas.
A conduta dos primeiros convertidos em Atos de vender terras ou casas e depositar aos pés dos apóstolos o valor correspondente fazia parte do ensino de Jesus? E se fazia parte do ensino de Jesus, seria correto exortar os irmãos nos dias de hoje a ter a mesma conduta?
Em Atos no capítulo 4, onde estamos estudando, a palavra de Deus nos descreve que “Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum” (At 4:32). “Nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que
alguém tinha necessidade” (At 4:34-35).
alguém tinha necessidade” (At 4:34-35).
Ele chega a dar o exemplo de um homem chamado “José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos” (At 4:36-37).
Obviamente a oferta de Barnabé foi espontânea, ninguém o obrigou a fazer e, se ele conservasse o campo para si, esse campo seria seu. Mas, todos estavam fazendo isso! E todos estavam cheios do Espírito Santo! Não era o Espírito Santo que estava constrangendo eles a vender seus bens e terem tudo em comum? Jesus não havia também ordenado eles a fazer isso?
Então, o que Jesus quis dizer com: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” (Mt 19:21, Lc 18:22).
E quando os apóstolos disseram: “nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós? Jesus respondeu: vós vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna”. (Mt 19:27-29)
Em nosso estudo de numero 15 já afirmamos que os discípulos estavam vendendo tudo o que tinham e tendo tudo em comum por orientação do Espírito, e que o Senhor Jesus já havia lhes alertado dessa necessidade.
No estudo de hoje pretendemos mostrar “por quê” isso era uma ordenança para eles que
aguardavam a vinda do reino naqueles dias, e, “por quê” essa não é uma ordenança do Senhor para nós nos dias de hoje.
aguardavam a vinda do reino naqueles dias, e, “por quê” essa não é uma ordenança do Senhor para nós nos dias de hoje.
O Senhor Jesus lhes ensinou a desapegar-se totalmente das coisas desse mundo: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Buscai, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6:12-34). “Vendei os vossos bens e ajudai os que não têm recursos; fazei para vós outros bolsos que não se gastem com o passar do tempo, tesouro acumulado nos céus que jamais se acaba” (Lc 12:33). "Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, nem alforjes” (Mt 10:9).
“Emprestai, sem esperar nenhuma paga” (Lc 6:35), “Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes” (Mt 5:42). Jesus disse: “Segue-me! ... Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos... vai e prega o reino de Deus... E ao que diz: Deixa-me primeiro despedir-me dos de casa... Jesus disse: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
“Emprestai, sem esperar nenhuma paga” (Lc 6:35), “Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes” (Mt 5:42). Jesus disse: “Segue-me! ... Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos... vai e prega o reino de Deus... E ao que diz: Deixa-me primeiro despedir-me dos de casa... Jesus disse: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
E por que lhes foi ensinado isso?
O Senhor Jesus lhes ensinou que, antes da sua vinda para estabelecer o reino, eles passariam por um período de grande tribulação (Mt 24:21, Mc 13:19), os 7 anos de grande tribulação do qual falou o profeta Daniel, tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo e nem haverá jamais. E a ordem é: quando virdes o abominável da desolação, fujam! Ninguém volte atrás para buscar sua capa! Ninguém volte para casa para tirar de lá coisa alguma! Quem tiver bens, deixe-os! (Mt 24:15-18) E é por isso que, para estarem aptos para o reino de Deus, eles precisavam estar desapegados das coisas materiais.
Jesus os instruiu a não ficarem sobrecarregados com preocupações desse mundo, para que aquele dia não os pegue repentinamente, como um laço (Lc 21:24).
Também ensinou que o reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra (Mt 13: 44-46).
Esses homens e mulheres aqui de Atos no capítulo 4 acharam esse grande tesouro, o reino de Deus que estava por ser estabelecido em breve. E sabiam que valor nenhum tinha nada do que possuíam.
Por isso, vendendo tudo, tinham tudo em comum, para suportarem juntos o período de grande tribulação ao qual iriam enfrentar. E depois de terem vencido tudo, receberem por recompensa o reino.
Por isso, vendendo tudo, tinham tudo em comum, para suportarem juntos o período de grande tribulação ao qual iriam enfrentar. E depois de terem vencido tudo, receberem por recompensa o reino.
No próximo estudo, o de numero 29, falaremos mais sobre isso.
Por que nem o reino e nem a grande tribulação esperada não veio? Por que a nós é dito: “Pela graça sois salvos mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus” e para eles foi dito: “o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”. Por que a nós é dito: “o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei”, e para eles foi dito: “se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus” (Mt 5:20). Por que a nós nos é dito: “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que Jesus ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”, e a eles foi dito: “Ainda uma coisa te falta: a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”.
Não perca o estudo de número 29.
Nenhum comentário:
Postar um comentário