Veja todos os vídeos do estudo do livro de Atos dos apóstolos na playlist:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLqzqR_TZDPZZ3ZSIoS8st-C5sfVBc25pS
Olá irmãos amados e interessados em conhecer as verdades bíblicas.
Você já ouviu falar no costume da igreja primitiva de “partir o pão”? Você sabe o que era o “partir do pão”?
Em nosso texto desse estudo, em Atos 2:42 a bíblia nos diz que os discípulos “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.
A prática de “partir o pão” é mencionada cinco vezes no livro de Atos (Atos 2:42,46; 20:7,11; 27:35), em três delas, praticada pelo Apóstolo Paulo, quando o evangelho da Graça de Deus já havia sido revelado.
Que prática é essa? E de quem os discípulos aprenderam?
Os quatro evangelhos nos ensinam que o Senhor Jesus tinha essa prática. Nas duas vezes em que Ele multiplicou os pães, os discípulos não acharam estranho o Senhor lhes dizer: “Dai-lhes vós de comer”. Eles já estavam acostumados com o “partir do pão”, a preocupação, neste caso, é que a multidão era muito grande.
Jesus partiu o pão na última ceia, e foi reconhecido pelos discípulos, no caminho de Emaús, pelo ato de “partir o pão”.
O ato de tomar do que cada um tem, dar graças e repartir, está sim muito associado com o momento em que os discípulos estavam vivendo, tendo tudo em comum, porém, não devemos nos esquecer que, o Senhor Jesus fez isso muitas vezes, e, mesmo após a rejeição de Israel, quando o reino já não viria e o tempo da Graça já havia começado, a prática de partir o pão permaneceu. Paulo nos diz que o Senhor Jesus ensinou: “fazei isto em memória de mim”. Isto o que?
Não devemos confundir a prática tradicional das igrejas com relação à Ceia do Senhor como o “isto” que Jesus mandou fazer. Jesus não praticou um ritual com “hóstia” ou “pãozinho”, “suquinho” ou “golinho de vinho”. Jesus partilhou de uma refeição com os discípulos, e os discípulos estavam partilhando refeições em suas reuniões públicas. Paulo em 1Coríntios 11 estava falando de uma refeição que ocorria em suas reuniões públicas, e ele não censura os coríntios por fazerem uma refeição enquanto se reuniam como igreja, ele censura o fato de eles não repartir nesta refeição.
Temos muito ainda a falar sobre esse assunto, e, na medida em que o assunto for retomado no livro de Atos e fizermos novos vídeos, colocaremos os links na descrição deste vídeo.
No momento é importante compreendermos que: “aqueles que haviam crido, perseveravam no partir do pão”, e isso significava que partilhavam de “uma só fé” e consideravam-se como sendo “um só corpo” com Cristo Jesus.
Em nosso próximo estudo, veremos que os que haviam crido também perseveravam na oração.
Qual era o alvo da oração desses discípulos? Qual era a esperança que eles todos tinham?
Nenhum comentário:
Postar um comentário