Veja todos os vídeos do estudo do livro de Atos dos apóstolos na playlist:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLqzqR_TZDPZZ3ZSIoS8st-C5sfVBc25pS
Olá irmãos amados e interessados em conhecer as verdades bíblicas.
Você já pediu um milagre para Deus, com muita fé e sinceridade, e seu pedido nunca foi atendido? Você já consultou algum pastor ou líder espiritual sobre o “por quê” meu pedido não foi atendido e a resposta foi: “Você deve estar sendo infiel em alguma coisa (dízimo, frequência nos cultos ou algum pecado).
E, ainda que você seja capaz de dizer, como o jovem rico: “Tudo isso tenho observado; que me falta ainda?”, eu já ouvi líder espiritual dizendo: “O que falta para você é fé. Você não está pedindo com fé”.
Meus irmãos. A bíblia nos ensina que “Deus é bom” (Sl 73:1), que Deus “há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de nossas necessidades”, e que “Deus sabe nossas necessidades, antes mesmo de pedirmos”.
A bíblia também ensina que, quando pedir, “peça-o com fé” (Tg 1:6), e “tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei” (Jo 14:13, mas, será que, qualquer coisa mesmo, se você pedir em nome de Jesus, lhe será concedido?
Esses dois últimos versículos precisam de uma contextualização, dentro do tempo e das razões a quem foi dito. Quando Jesus disse ao cego: “Vai, lava-te no tanque de Siloé”, não é qualquer cego que se lavar no tanque de Siloé que será curado, mas, “apenas aquele cego a quem foi dito isso”. Assim também, quando Jesus diz: “pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15:7), Ele diz isso aos discípulos e indica o tempo em que isso aconteceria, e o tempo indicado eram os dias da vinda do consolador, esses dias de Atos que estamos estudando, os dias da ação do Espírito Santo por meio dos apóstolos.
Aqui em Atos no capítulo 3, que é o texto do nosso estudo de hoje, vemos no verso 2 que “Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.
Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus, e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera”. (At 3:10)
Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus, e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera”. (At 3:10)
Pedro ainda acrescenta no verso 16 que a “fé em o nome de Jesus” restaurou a saúde daquele homem. Fé de quem? Do coxo? O coxo pediu para ser curado? Vemos que quem tinha “a fé que vem por meio de Jesus” eram os apóstolos, era Pedro e João nesta ocasião. O coxo pediu apenas esmola! Ele nem estava pensando em cura, eu diria que ele já estava conformado com a sua condição de coxo.
Mas, para que Deus fosse glorificado, Deus escolheu os apóstolos para que, pela fé, “tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. (Jo 15:16)
Olhe só que interessante, Jesus diz que “não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para isso”, então, se a benção que alguém promete em nome de Cristo não acontece na vida das pessoas, não ponha a culpa
nas pessoas, não é falta de fé delas. Mas é prova evidente de que esse alguém não foi escolhido para isso. Lembre-se: “Não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia”.
nas pessoas, não é falta de fé delas. Mas é prova evidente de que esse alguém não foi escolhido para isso. Lembre-se: “Não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia”.
Meus irmãos. É importante repetir que “Deus é bom” (Sl 73:1), que Ele “há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de nossas necessidades”, e que “Deus sabe nossas necessidades, antes mesmo de pedirmos”.
Porém, os sinais aqui feitos no livro de Atos são mais do que o “atender as necessidades dos santos”. São sinais que manifestam a glória de Deus para o que estava por vir, o reino.
Todos os sinais feitos tinham o objetivo atrair a atenção dos ouvintes para uma pessoa e uma mensagem que seria divulgada logo a seguir, então, o sinal testificava que a pessoa e a mensagem vinham de Deus. O beneficiado era apenas um instrumento “para que nele se manifestem as obras de Deus”. (Jo 9:3). Lázaro não tinha fé para ser ressuscitado, morto não tem fé! Jesus curou 10 leprosos, apenas um voltou para agradecer. Os outros 9 ingratos foram “descurados”?
Todos os sinais feitos tinham o objetivo atrair a atenção dos ouvintes para uma pessoa e uma mensagem que seria divulgada logo a seguir, então, o sinal testificava que a pessoa e a mensagem vinham de Deus. O beneficiado era apenas um instrumento “para que nele se manifestem as obras de Deus”. (Jo 9:3). Lázaro não tinha fé para ser ressuscitado, morto não tem fé! Jesus curou 10 leprosos, apenas um voltou para agradecer. Os outros 9 ingratos foram “descurados”?
No próximo estudo nós continuaremos falando sobre a história do coxo de atos 3. Você entende o que significa “pedir algo em nome de Jesus Cristo”? Ou, “fazer um sinal em nome do Senhor Jesus”? Os apóstolos tinham autoridade para fazer isso! Foram escolhidos para isso! E nós? Fomos escolhidos pelo Senhor Jesus para fazer “o quê” em seu nome?
Nenhum comentário:
Postar um comentário