Veja todos os vídeos do estudo do livro de Atos dos apóstolos na playlist:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLqzqR_TZDPZZ3ZSIoS8st-C5sfVBc25pS
Olá irmãos amados e interessados em conhecer as verdades bíblicas.
Você saberia dizer qual era o pedido principal das orações desses primeiros convertidos do livro de Atos, quando a palavra de Deus nos diz que eles “perseveravam na oração”? (Atos 2:42)
Qual era o desejo do coração deles de esperança futura? O que aguardavam? O que almejavam como esperança por vir?
Você que está acompanhando nosso estudo no livro de Atos já deve ter percebido que esses irmãos, desde o primeiro capítulo do livro, tinham uma esperança na qual eles aguardavam. Eles falaram para o próprio Senhor Jesus ressuscitado, quando este estava com eles: “Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?” (Atos 1:6)
O apóstolo Pedro, após converter mais de três mil pessoas, aqui em Atos no capítulo 2, afirma: “Pois, para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor nosso Deus chamar”.
Esta é a promessa que eles estavam aguardando. Por esta promessa eles perseveravam e esta esperança era o alvo das suas orações.
Por isso “perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações”. (At 2:42)
O Senhor Jesus Cristo ensinou-os a orar desta maneira. Lembra: “Pai nosso que estais no céu, santificado seja o teu Nome, venha a nós o vosso reino”. (Mt 6:9-10)
Não irmãos, essa não é uma oração a ser proferida como um mantra (Mt 6:9), que, por suas palavras teria o poder de conceder àquele que fizer esta reza coisas sobrenaturais.
O Senhor Jesus Cristo estava ensinando os apóstolos, naquela ocasião, e também os discípulos aqui de Atos 2, como eles deverão orar no período da Grande Tribulação, que é o tempo pelo qual eles haverão de passar aqui nestes dias de Atos capítulo 2.
O nosso Senhor Jesus traz um modelo de oração dizendo: “Pai nosso que estais no céu, santificado seja o teu Nome, venha a nós o teu reino” (Mt 6:9), o reino prometido, o reino de Davi. Mas, “seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu” (Mt 6:10), porque esse reino não virá sem que antes eles passem pelo tenebroso, terrível, horrível tempo da Grande Tribulação (Mt 24:21), e eles sabiam disso.
Por essa razão eles terão que clamar a Deus: “O pão nosso de cada dia, dá-nos hoje!” (Mt 6:12)
Para nós, nos dias de hoje, não faz sentido pedir pelo “pão nosso de cada dia, dai-nos hoje” quando você está diante de uma mesa repleta de todas as coisas da qual você tem necessidade. Você deveria agradecer a Deus pelo pão deste dia, e não pedir pão, quando você tem mais do que apenas pão.
Mas para essas pessoas que estão vivendo aqui nestes dias de Atos capítulo 2, a previsão deles é passar pela Grande Tribulação (Mt 24:9), e eles necessitarão pedir pão que desça do céu, pois, eles não poderão comercializar, ele não poderão vender e nem comprar (Ap 13:16-17). E, por essa razão, assim como o povo de Israel foi sustentado por
Deus no deserto, com o maná, eles precisarão também pedir o pão que vem de Deus.
Deus no deserto, com o maná, eles precisarão também pedir o pão que vem de Deus.
Eles também não poderão pagar as suas dívidas, assim como os seus devedores não poderão pagar a eles, pois não poderão comercializar. Por isso eles oram: “Perdoa as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado os nossos devedores” (Mt 6:12).
“E não nos deixe cair em tentação” (Mt 6:13), porque a tentação será grande. A tentação de aceitar aliança com Satanás, que estará reinando nesse império das trevas. A tentação será grande em negar a Cristo, blasfemar contra Deus e aceitar não sofrer por causa de Cristo, aceitar não morrer por Cristo, porque eles serão perseguidos de morte e muitos realmente morrerão.
Por isso Ele diz: “Não nos deixes cair em tentação, mas, livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre” (Mt 6:13).
Esta é a condição aguardada por esses irmãos do início do livro de Atos. Eles estavam desejando, e era motivo das suas orações, estavam perseverando nas orações pelo desejo de entrar no reino prometido. Mas eles sabiam que não entrariam neste reino, sem que antes passassem por esse grande e terrível momento que a palavra de Deus chama de “Grande Tribulação”, um período já profetizado pelo nosso Senhor Jesus Cristo e minunciosamente detalhado pelo livro de apocalipse de João.
Nós também já vimos no livro de Atos, neste estudo, que esse reino que tanto aguardavam, não aconteceu e não irá acontecer até que o período da Graça, o período em que nós estamos vivendo nos dias de hoje, ele se concretize (Rm 11:25).
Deus deixou a nação de Israel de lado porque eles rejeitaram a Deus (Rm 11:11). Então, não pensemos que Deus rejeitou o seu povo (Rm 11:2). Deus não rejeitou o seu povo, Deus foi rejeitado pelo seu povo. E, porque Deus foi rejeitado pelo seu povo, veio salvação a nós, os gentios (Rm 11:19).
Mas, à partir do momento em que a igreja, que é o Corpo de Cristo nos dias de hoje, nós, os crentes, formos arrebatados, então virá salvação a Israel.
Deus, novamente, irá tratar com o seu povo, e tudo isso que estava previsto a acontecer aqui nestes primeiros momentos do livro de Atos, se cumprirá para uma geração de israelitas futuros (Rm 11:25- 27).
Deus, novamente, irá tratar com o seu povo, e tudo isso que estava previsto a acontecer aqui nestes primeiros momentos do livro de Atos, se cumprirá para uma geração de israelitas futuros (Rm 11:25- 27).
Em nosso próximo estudo nós faremos um resumo sobre tudo o que já foi visto no livro de Atos, no capítulo 2. E neste estudo, poderemos então verificar a progressão do objetivo de Deus de instaurar um reino a Israel.
Neste momento, nós ainda não iremos verificar a queda, ou, o momento em que Deus retira de Israel essa promessa do reino por conta da rejeição. Mas, mais adiante no estudo do livro de Atos, nós perceberemos isso.
Por isso nós convidamos você. Acompanhe-nos, neste estudo do livro de Atos, que tem abençoado a todos nós, e temos a certeza, abençoará a todos vocês também. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós agradecemos a presença de você em nosso estudo e oramos para que Deus nos abençoe a todos. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário