terça-feira, 4 de junho de 2019

#29 Evangelho do Reino & Evangelho da Graça de Deus. São a mesma coisa?


Veja todos os vídeos do estudo do livro de Atos dos apóstolos na playlist:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLqzqR_TZDPZZ3ZSIoS8st-C5sfVBc25pS

Olá irmãos amados e interessados em conhecer as verdades bíblicas.
Por que nem o reino e nem a grande tribulação que os primeiros cristãos esperavam que acontecesse, não aconteceu nos dias de Atos? Por que a nós é dito: “Pela graça sois salvos mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus” e para eles foi dito: “o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam, se apoderam dele”. Por que a nós é dito: “o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei”, e para eles foi dito: “se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus” (Mt 5:20). Por que a nós nos é dito: “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”, e a eles foi dito: “Ainda uma coisa te falta: a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”.
No último estudo, o estudo de numero 28, nós expusemos que os primeiros convertidos do livro de Atos estavam “vendendo tudo o que tinham e vivendo tendo tudo em comum”, preparando-se para a “Grande Tribulação”, que é um período de sete anos de governo de Satanás que antecede ao Reino de Cristo (Daniel 9:27) e onde os judeus crentes serão severamente perseguidos, maltratados e mortos por causa do testemunho de Cristo (Daniel 9:27; 12:1, 11; Mateus 24:15, 21; Apocalipse 12:13), um tempo de angustia para Jacó (Jeremias 30:7). Eles serão forçados a negar ao Senhor e aceitar aliança com o “príncipe deste mundo”. Por isso, para conseguir perseverar até o fim e receber como recompensa o reino, os crentes de Atos foram conduzidos pelo Espírito Santo, e também orientados pelo Senhor Jesus, a se desfazer de todas as amarras desse mundo, bens, família, negócios, terras..., e, vivendo em comunidade, estavam se fortalecendo para a tenebrosa perseguição que viria.
Mas a condição primária para que as coisas acontecessem dessa forma era que a nação de Israel se convertesse como povo de Deus? Não está profetizado um retorno em massa dos judeus à terra de Israel? (Deuteronômio 30:3, Isaías 43:6, Ezequiel 34:11-13; 36:24; 37:1-14) Não está escrito que eles reconheceriam Jesus como o Messias (Zacarias12:10). Sim, Israel seria regenerada, restaurada e reagrupada (Jeremias 33:8, Ezequiel 11:17, Romanos 11:26) e Pedro com todos os irmãos estavam convictos de que isso aconteceria naqueles dias, porque Jesus lhes disse isso. “Tome a sua cruz e siga-me”! “O reino dos céus é tomado por esforço”! “Aquele que perseverar até o fim será salvo!”
Então, o que Paulo quis dizer com: “Pela graça sois salvos”? “o homem é justificado pela fé”? “Crê no Senhor Jesus”? 
Simples! Os dois não estão falando da mesma coisa!
O Senhor Jesus, quando aqui na terra, falou do reino, que estava próximo e “qualquer que não produzir obras dignas, não verá o reino” (Mt 3:8; Mt 10:37-38, Hb 12:14). Paulo, por revelação do próprio Senhor Jesus glorificado, falou de Justificação de pecados mediante o sangue redentor de nosso Senhor Jesus Cristo. Então, Jesus ressuscitado e glorificado falou: “se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor... serás salvo”! E, Jesus, aqui na terra pregando o reino falou: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus” (Mt 7:21, 24, 26, 28-29 21).
Estamos falando de duas coisas distintas.
Mas, a salvação pela graça, mediante a fé, não foi pregada nos livros dos evangelhos?
Não. Tirando alguns poucos momentos em que o Senhor Jesus revelou que “o reino de Deus vos será tirado” (Mt 21:43), toda a narrativa dos evangelhos avança para o estabelecimento do reino naqueles dias. E isso era tão forte na doutrina de Jesus que, mesmo que em alguns momentos o Senhor tenha falado claramente sobre a sua morte e as razões de sua entrega na cruz, nem os discípulos e nem “nenhum dos poderosos deste
século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória”.
Durante o estudo do livro de Atos que estamos fazendo, por diversas vezes nós já apelamos para que você amigo ouvinte, para que aceite a Jesus com Senhor da sua vida, creia que ele é o seu único e suficiente salvador, Ele morreu na cruz para pagar por todos os seus pecados.
Mas, todas as vezes que fizemos esse apelo, recorremos às cartas dos apóstolos. Porque até o presente momento onde estamos no livro de Atos, essa revelação ainda é mistério (Ef
3:3-4, Rm 16:25), ainda está oculto em Deus (Ef 3:9; Cl 1:26), e ainda prevalece a ocasião em que o reino pode ser obtido por esforço, por mérito, por perseverança.

O reino lhes será tirado. Não porque Deus rejeitará o seu povo! Mas porque Deus será rejeitado pelo seu povo! E porque eles pecaram rejeitando ao seu Deus, a Salvação veio a nós gentios, para pô-los em ciúmes! E quem diz isso é o apóstolo dos gentios que em breve aparecerá aqui em nosso estudo do livro de Atos. Ele será levantado por Cristo para pregar a nós o Evangelho da Graça de Deus.
Fique conosco! Nos próximos capítulos presenciaremos a rejeição de Israel e escolha de um novo apóstolo, para trazer a revelação de um novo evangelho, não mais o evangelho do reino, mas o evangelho da Graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário