Veja todos os vídeos do estudo do livro de Atos dos apóstolos na playlist:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLqzqR_TZDPZZ3ZSIoS8st-C5sfVBc25pS
Olá irmãos amados e interessados em conhecer as verdades bíblicas.
Pedro e João haviam sido presos e interrogados pelas principais autoridades de Israel em virtude da cura de um coxo de nascença. Depois de soltos, eles “procuraram os irmãos”. Neste lugar onde os irmãos estavam reunidos eles fizeram uma oração, e, após essa oração, “tremeu o lugar”. Que lugar era esse onde eles estavam reunidos?
A resposta para essa pergunta será importante para o nosso estudo de hoje porque tentaremos argumentar se já podemos chamar de igreja cristã a “multidão dos que creram” aqui em Atos 4!
No estudo de numero 4, que tem o título de “Quando começou a igreja de Cristo?” nós propusemos que, de uma maneira ampla e geral, o termo cristão significa “seguidor de Cristo”.
Então, quando Jesus disse a Pedro e André “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”, deixando eles as redes e seguindo a Jesus, eles foram os primeiros cristãos, os primeiros seguidores de Cristo.
Então, quando Jesus disse a Pedro e André “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”, deixando eles as redes e seguindo a Jesus, eles foram os primeiros cristãos, os primeiros seguidores de Cristo.
Mas todos os seguidores de Cristo mencionados nos evangelhos também eram seguidores da religião judaica. O próprio Senhor Jesus era judeu e cumpridor de todos os preceitos e ritos da lei judaica. Então, quando nós diferenciamos o judaísmo do cristianismo, estamos dando um sentido semântico a essa palavra que define um conceito mais particular e restrito, um significado teológico que representa um grupo de pessoas distinto daquele grupo que chamamos de judeus, com um conjunto de crenças e comportamentos que os diferencia. Então, a igreja cristã passa a existir “quando ela deixa de ser judaísmo”.
Mas, quando o cristianismo deixou de ser judaísmo?
Aqui em Atos 4 nós podemos propor que o lugar aonde estavam reunidos era a "casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos” (At 12:12), para onde Pedro, em uma outra ocasião foi, após sair da prisão. Essa casa possivelmente pode ser a mesma onde o Espírito Santo desceu sobre eles no dia de pentecostes, era um lugar onde muitas pessoas congregavam e oravam. Neste caso, essa casa poderia ser considerada como o primeiro local de reunião onde os crentes se reuniam como igreja, fora do templo e das sinagogas.
Mas a palavra de Deus nos diz que eles “perseveravam diariamente no Templo” (At 2:46), que “costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão” (At 5:12), então, um bom lugar para “procurar os irmãos” era no Templo. E não haveria problema nenhum em afirmar que Pedro e João os encontraram no Templo e, após orar, “o lugar do Templo onde estavam reunidos, tremeu”. E, Atos 4:31 nos diz que “todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus”. Eles pediram em oração, coragem e ousadia para anunciar a palavra, e Deus lhes concedeu isso imediatamente.
Logo em seguida, em Atos 4:32 eles serão chamados de “multidão”. Uma multidão não cabe em uma casa!
Em Atos no capítulo 10 vemos que Pedro ainda mantinha-se fiel aos mandamentos da lei quanto à comidas que eram consideradas comum ou imundas (At 10:14), e a visão que ele teve naquela ocasião foi para lhe ensinar que ele não deveria tratar as pessoas de outros povos, os gentios, como comum ou imundos, ele deveria sair dos judeus e anunciar também o evangelho aos gentios, sem impor-lhes as práticas dos judeus.
Então, podemos concluir que aqui em Atos 4 eles ainda eram judeus, eles não eram cristãos no sentido efetivo que esse termo representa na teologia, na atualidade e na crença que nós cristãos temos. Eles ainda achavam que a circuncisão era necessária
para ser salvo. Eles criam que só perseverando em fazer as obras e praticar os ritos que a lei determinava é que eles poderiam entrar no reino de Deus.
para ser salvo. Eles criam que só perseverando em fazer as obras e praticar os ritos que a lei determinava é que eles poderiam entrar no reino de Deus.
E Deus confirmou isso para eles. No próximo estudo iremos ver que eles estavam vendendo tudo e tendo tudo em comum para ganhar o reino de Deus. E também iremos ver o que aconteceria com quem não fizesse isso.
Até o próximo estudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário