sexta-feira, 10 de maio de 2019

#19 Igreja de Atos é o início da Igreja Cristã ou restauração da Congreg...


Veja todos os vídeos do estudo do livro de Atos dos apóstolos na playlist:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLqzqR_TZDPZZ3ZSIoS8st-C5sfVBc25pS

Olá irmãos amados e interessados em conhecer as verdades bíblicas.
Você seria capaz de responder “quando começou a igreja com a doutrina e esperança que temos nos dias de hoje?” O cristianismo, a igreja cristã no conceito atual, tem o mesmo formato da igreja de Atos 3?
Meu nome é Valcir Rocha e hoje nós daremos início ao capítulo 3 do livro de Atos. E neste estudo faremos uma reflexão sobre o que diz no verso 1 do capítulo 3:
“Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona”.
Sabemos que a hora nona aqui dita é “três horas da tarde”. Mas, a pergunta é: O que eles estavam fazendo seguindo o costume dos judeus? Por que os discípulos “perseveravam unânimes no templo”? (At 2:46)
Se eles já estavam vivendo a “Nova Aliança”, a primeira não deveria ser considerada “antiquada” e “envelhecida” e “prestes a desaparecer”? (Hb 8:13)
Porém, o que podemos ver no início do livro de Atos não é o estabelecimento de uma nova aliança, mas a restauração da antiga (At 3:21), com o seu templo, seu culto e ordenanças.
No templo ainda se praticava a circuncisão, os cerimoniais de purificação, os sacrifícios de animais pelos pecados, o sacerdócio e a observância dos ritos da lei. “E Pedro, João e todos os que haviam crido perseveravam unanimes no templo”.
Será que eles observavam os ritos batismais para se purificarem ao entrar no Templo? Será que eles ainda estavam oferecendo sacrifícios por seus pecados e pelos do povo? Será que era exigida a circuncisão para fazer parte desse pequeno grupo de crentes?
Cremos que sim irmãos.
Cremos que se houvesse uma mulher grávida entre eles, a criança, ao nascer, seria circuncidada, apresentada no templo e orientada a realizar todos os rituais e sacrifícios que a lei exigia. Eles perseveravam no templo, observando todos os rituais de purificação e ordenanças da lei. Todos eram Judeus e não acreditavam que os gentios eram dignos da herança do reino que foi prometida exclusivamente a Israel (Mt 10:5; Mc 6:7-13; Lc 9:1-6; Mt 15:24; Mc 7:27).
Mas e a circuncisão de Cristo não feita por mãos humanas? (Cl 2:11) E o sacrifício de Cristo por nossos pecados? (1Pe 1:19; 1Co 5:7)
Cremos que nenhuma dessas coisas havia ainda sido revelada aos apóstolos. Já estamos a alguns meses da morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, porém, a mensagem da vinda de um reino para a nação de Israel ainda era a mensagem anunciada pelos discípulos, e a condição era perseverar até o fim, perseverar em todas as ordenanças e preceitos que a lei de Moisés estabelecia para a nação de Israel.
Deus ainda concede a Israel a oportunidade para se arrepender e voltar à obediência da lei, dessa forma receberiam a promessas de se o povo de Deus. Mas, essa é a última oportunidade, e, em breve, veremos que Deus não tratará mais com Israel como um povo separado. Deus estenderá o seu plano de Graça e Salvação a todos os povos sem distinção, por meio de um novo pacto, uma nova aliança, não da letra, mas firmada com sangue, o sangue do nosso Senhor Jesus Cristo. Não gravada em pedras, mas gravada nos corações pelo Espírito a todo aquele que aceita pela fé.
Fique conosco, e faça você também a boa confissão, creia em Jesus Cristo como único Senhor e Salvador de seus pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário