quarta-feira, 8 de maio de 2019

#10 Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo - Atos 2:21


Veja todos os vídeos do estudo do livro de Atos dos apóstolos na playlist:

Olá irmãos amados e interessados em conhecer as verdades bíblicas.
O profeta Joel disse: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Jl 2:32).
O apóstolo Pedro repetiu isso em seu discurso de Atos 2: “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (At 2:21).
O apóstolo Paulo novamente afirma em Romanos 10: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13).
Todos nós queremos ser salvos!
Todos desejamos a vida eterna! Seja ela como for, eu quero estar para sempre com o Senhor! Ninguém quer a perdição! Ninguém quer ser condenado por seus pecados! Ninguém quer o lago de fogo!
Por isso, entender o que Pedro, Paulo e Joel estavam querendo dizer com “invocar o nome do Senhor” é a coisa mais importante para nós seres humanos, e também é a mensagem mais importante
que Deus quer passar para nós, afinal de contas, Deus também quer que todos nós sejamos salvos.
O que significa “invocar o nome do Senhor”?
A palavra hebraica significa “bradar”, “clamar”, “gritar”. Já a palavra grega significa “chamar uma pessoa pelo nome ou recorrer a alguém”.
Quer dizer que, para alguém ser salvo, só precisamos gritar, bradar ou clamar o nome do Senhor dizendo: Jesus!
O engraçado é que, invocar o nome do Senhor significa exatamente isso, porém significa muito mais do que isso.
Significa que você reconhece a sua condição de incapaz de resolver seu problema. Você reconhece que está perdido. Reconhece a sua culpa e sabe que merece a condenação. Porém, você não quer, e você clama a Deus reconhecendo que só Ele pode te salvar, e se coloca à disposição para Ele conduza você ao que for preciso para sua salvação.
E a bíblia mostra que, em tempos diferentes, Deus conduziu de maneiras diferentes aqueles que invocaram o seu nome, mas todos alcançaram a salvação.
Em Genesis 4:26 a palavra de Deus nos diz que, após a queda de Adão e o assassinato de Caim, os homens “começaram a invocar o nome do Senhor” nos dias de Sete e Enos. Invocar o nome do Senhor neste texto significa “clamar a Deus e ouvir dele a ordem que Ele dá de sacrificar um animal inocente, e ,por intermédio desse sacrifício, os seus pecados serão expiados.
Para Abraão, quando invocou o nome do Senhor, a resposta divina foi, siga o caminho que eu lhe mostrarei indo para uma terra desconhecida. E Abraão obedeceu a Deus. (Gn 12:8)
Para Moisés e todos os que nasceram debaixo da Lei, a ordem de Deus foi, “ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá. (Dt 4:1, 7).
Para essas pessoas que estavam vivendo nos dias de Pentecostes e invocaram o nome do Senhor, a resposta divina foi a profecia de Joel: “Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto” (Jl 2:12), “Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos” (v16), Deus diz: “Eu os defenderei das nações” (v 20). Por isso Pedro irá terminar o seu discurso dizendo: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados”. Essa era a condição para eles receberem o reino e lhes fosse restituído “os anos que foram consumidos pelo gafanhoto” (Jl 2:25).
Para Paulo, que é o apóstolo dos gentios, invocar o nome do Senhor é ouvir de Deus que, nem os sacrifícios, nem as ordenanças da lei e nem o perseverar para um reino que a nós não foi prometido, mas foi prometido para a nação de Israel, é a ordem de Deus para a salvação nos dias de hoje.
A fé no sangue derramado de Jesus Cristo que foi vertido na cruz para pagar por nossos pecados é o que nos livra da ira vindoura.
Por isso Deus nos diz: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”, “porque Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia”.
Paulo diz: “este é o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e pelo qual também sois salvos”, “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.
O estudo de hoje não é apenas informação. É um apelo. Você já clamou a Deus reconhecendo diante Dele que é um pecador e nada pode fazer para se salvar? Você reconhece pela fé que Cristo é o seu Salvador? Você crê que ele morreu pelos seus pecados e é só Nele que você recebe o perdão?
Se você ainda não recorreu a Deus para fazer essa afirmação, faça isso agora, pois, “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário