Veja todos os vídeos do estudo do livro de Atos dos apóstolos na playlist:
Olá irmãos amados e interessados em conhecer as verdades bíblicas.
O profeta Joel disse: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Jl 2:32).
O apóstolo Pedro repetiu isso em seu discurso de Atos 2: “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (At 2:21).
O apóstolo Paulo novamente afirma em Romanos 10: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13).
Todos nós queremos ser salvos!
Todos desejamos a vida eterna! Seja ela como for, eu quero estar para sempre com o Senhor! Ninguém quer a perdição! Ninguém quer ser condenado por seus pecados! Ninguém quer o lago de fogo!
Todos desejamos a vida eterna! Seja ela como for, eu quero estar para sempre com o Senhor! Ninguém quer a perdição! Ninguém quer ser condenado por seus pecados! Ninguém quer o lago de fogo!
Por isso, entender o que Pedro, Paulo e Joel estavam querendo dizer com “invocar o nome do Senhor” é a coisa mais importante para nós seres humanos, e também é a mensagem mais importante
que Deus quer passar para nós, afinal de contas, Deus também quer que todos nós sejamos salvos.
que Deus quer passar para nós, afinal de contas, Deus também quer que todos nós sejamos salvos.
O que significa “invocar o nome do Senhor”?
A palavra hebraica significa “bradar”, “clamar”, “gritar”. Já a palavra grega significa “chamar uma pessoa pelo nome ou recorrer a alguém”.
Quer dizer que, para alguém ser salvo, só precisamos gritar, bradar ou clamar o nome do Senhor dizendo: Jesus!
O engraçado é que, invocar o nome do Senhor significa exatamente isso, porém significa muito mais do que isso.
Significa que você reconhece a sua condição de incapaz de resolver seu problema. Você reconhece que está perdido. Reconhece a sua culpa e sabe que merece a condenação. Porém, você não quer, e você clama a Deus reconhecendo que só Ele pode te salvar, e se coloca à disposição para Ele conduza você ao que for preciso para sua salvação.
Significa que você reconhece a sua condição de incapaz de resolver seu problema. Você reconhece que está perdido. Reconhece a sua culpa e sabe que merece a condenação. Porém, você não quer, e você clama a Deus reconhecendo que só Ele pode te salvar, e se coloca à disposição para Ele conduza você ao que for preciso para sua salvação.
E a bíblia mostra que, em tempos diferentes, Deus conduziu de maneiras diferentes aqueles que invocaram o seu nome, mas todos alcançaram a salvação.
Em Genesis 4:26 a palavra de Deus nos diz que, após a queda de Adão e o assassinato de Caim, os homens “começaram a invocar o nome do Senhor” nos dias de Sete e Enos. Invocar o nome do Senhor neste texto significa “clamar a Deus e ouvir dele a ordem que Ele dá de sacrificar um animal inocente, e ,por intermédio desse sacrifício, os seus pecados serão expiados.
Para Abraão, quando invocou o nome do Senhor, a resposta divina foi, siga o caminho que eu lhe mostrarei indo para uma terra desconhecida. E Abraão obedeceu a Deus. (Gn 12:8)
Para Moisés e todos os que nasceram debaixo da Lei, a ordem de Deus foi, “ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá. (Dt 4:1, 7).
Para essas pessoas que estavam vivendo nos dias de Pentecostes e invocaram o nome do Senhor, a resposta divina foi a profecia de Joel: “Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto” (Jl 2:12), “Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos” (v16), Deus diz: “Eu os defenderei das nações” (v 20). Por isso Pedro irá terminar o seu discurso dizendo: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados”. Essa era a condição para eles receberem o reino e lhes fosse restituído “os anos que foram consumidos pelo gafanhoto” (Jl 2:25).
Para Paulo, que é o apóstolo dos gentios, invocar o nome do Senhor é ouvir de Deus que, nem os sacrifícios, nem as ordenanças da lei e nem o perseverar para um reino que a nós não foi prometido, mas foi prometido para a nação de Israel, é a ordem de Deus para a salvação nos dias de hoje.
A fé no sangue derramado de Jesus Cristo que foi vertido na cruz para pagar por nossos pecados é o que nos livra da ira vindoura.
Por isso Deus nos diz: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”, “porque Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia”.
Paulo diz: “este é o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e pelo qual também sois salvos”, “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.
Paulo diz: “este é o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e pelo qual também sois salvos”, “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.
O estudo de hoje não é apenas informação. É um apelo. Você já clamou a Deus reconhecendo diante Dele que é um pecador e nada pode fazer para se salvar? Você reconhece pela fé que Cristo é o seu Salvador? Você crê que ele morreu pelos seus pecados e é só Nele que você recebe o perdão?
Se você ainda não recorreu a Deus para fazer essa afirmação, faça isso agora, pois, “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”
Nenhum comentário:
Postar um comentário