quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Examinando as escrituras 2 - Por que os Judeus mestres da lei não creram...



Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. João 5:39
            O apóstolo Paulo foi dentre os apóstolos o que mais anunciou a palavra de Deus fora dos termos da Judéia (ICo 15:10). Em uma destas ocasiões, em Beréia, ele aponta estes como “mais nobres que os de Tessalônica”, e o motivo é porque “examinavam as escrituras para ver se as coisas eram, de fato, assim (At 17:10-12).
A atitude dos bereanos confirma o princípio ditado por nosso Senhor Jesus em João 5:39. Examinar cuidadosamente as escrituras, pois elas nos testificam, ou nos revelam se o que temos ouvido a respeito de Cristo é uma verdade fiel ou não.
Muitos de nós afirmamos crer na palavra de Deus, vivendo, entretanto sob preceitos que nela não estão contidos. Da mesma forma, acreditamos ser ela a única fonte digna de confiança para alicerçar nossa fé, desprezando, porém o conjunto de verdades que compõem a “sã doutrina” (ITm 1:10), fazendo uso apenas daquilo que satisfaz nosso interesse e fortalece o ponto de vista que tentamos defender.
A cegueira que conduz à confusão doutrinária não é infortúnio que aflige apenas a comunidade religiosa de nossos dias. O nosso Senhor Jesus Cristo afirma que toda a escritura testifica sobre Ele, e lembra aos judeus que afirmavam crer em Moisés, que o mesmo Moisés, em seus escritos, falava a Seu respeito (Jo 5:46-47).
E por que os Judeus não percebiam isso? Não estavam entre eles os profundos conhecedores? Por que farizeus, escribas, sacerdotes e grandes mestres não enxergavam Cristo revelado nas profecias.
Porque erravam não compreendendo as escrituras (Mt 22:29, Mc 12:24). A afirmação de que criam nas escrituras era unicamente para legitimar preceitos e doutrinas de homens, pelos quais enganavam e eram enganados.
Esta exortação vem a nós para que não usemos da palavra de Deus para fortalecer nossos pensamentos e proposições. Lembremos que, usar a palavra de Deus para convalidar suas afirmações, o próprio satanás o fez (Lc 4:6).
A palavra nos recomenda que primeiro examinemos cuidadosamente as escrituras, para então verificar se a lógica dos pensamentos e fatos que nos induzem a ordenar conclusões é originária das revelações bíblicas, e não o contrário, fazendo conclusões precipitadas e posteriormente examinando as escrituras para ver se nelas encontramos afirmações que possam sustentar nossas conjecturas. Essa atitude harmoniza-se perfeitamente com o dito espalhafatoso do profissional contumaz, que fez uma dentadura para depois procurar uma boca a quem ela servisse. (O pior é que ele a encontrou, fazendo com que ela se encaixasse forçosamente, conferindo credibilidade à sua estupidez).
Tenhamos a sensatez de examinar as escrituras todos os dias, como fizeram os bereanos, para averiguar se as coisas de fato são assim, considerando toda a escritura, não isolando afirmações para desprezar o contexto em que estão inseridas e desta forma poderemos nos “apresentar diante de Deus aprovados, como obreiros que não têm de que se envergonhar, que manejam bem a palavra da verdade” IITm 2:15.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Foi Deus quem fez - Gênesis 1:1



Foi Deus quem Fez
No princípio, criou Deus os céus e a terra.
A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
Gênesis 1:1:5

Você sabia que entre o versículo 1 e o versículo 2 de Gênesis capítulo 1 pode haver milhões de anos?
É. O original do versículo 2 permite também que seja traduzido da seguinte forma: “A terra, porém, se tornou sem forma e vazia”.
Essa interpretação alude a uma criação anterior à criação do homem e de todas as coisas como segue nos versículos posteriores. Seria a criação e o mundo dos anjos antes da rebelião liderada por lúcifer “???”. Isso explicaria Deus ter dito que “não mais” destruiria a terra por águas de dilúvio (Gn 9:11), indicando que já houvera feito isso antes do dilúvio de Noé.
É uma maneira de conciliar os estudos científicos com a afirmação divina. Desta forma os cientistas estariam corretos em seus cálculos ao afirmar que a terra tem milhões de anos.
Há também quem diga que a palavra “dia” no capítulo 1 de Gênesis não representa um período de 24h, mas um espaço de tempo indeterminado (2Pe 3:8). Afinal, Deus só criou os astros no “quarto” dia, e, como o próprio Deus afirma, são eles que servem de referência para “estações, dias e anos” (Gn 1:14).
Isso é possível? Sim
É provável? Não
Deus tem poder para ter feito tudo o que consta no capítulo 1 de Gênesis num piscar de olhos. Os seis dias da criação poderiam representar seis átomos de segundo. Tudo é possível para Deus.
Entretanto nada disso é fatível de se provar, a não ser através de suposições incompletas e duvidosas.
Mas quem disse que é interesse de Deus nos revelar esses pormenores em relação à sua criação?
Qual é a mensagem que Deus quer transmitir aos homens no primeiro capítulo de Genesis?
FOI DEUS QUEM FEZ!
Tudo o que consta no capítulo um de Gênesis foi Deus quem fez. Não importa como, não importa em quanto tempo, Ele fez.
A majestade e poder de Deus têm sido reduzidos pelos homens através de disputas sobre como e em quanto tempo Ele fez todas as coisas, isso com o intuito de engrandecer a sabedoria humana (Aquele que descobre como as coisas são feitas e funcionam é mais renomado do que Aquele que as fez).
A Bíblia inicia com a mensagem de que “Foi Deus quem fez”. Isso é para que ao lê-la, nos lembremos de que o “oleiro” tem todo o poder sobre “o barro” (Rm 9:21, Is 29:16). Deus está nos alertando o seguinte: “Ao continuar a leitura deste livro você irá se espantar com tragédias, homicídios, crueldades e injustiças, que poderão fazê-lo protestar contra Mim, segundo o seu ponto de vista humano e limitado. Não se esqueça que Fui Eu quem fez, Eu Sou o Criador”.
Antes de questionar os métodos do Criador de Tudo, lembre-se de Isaías 55:8-9:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Examinando as Escrituras - Por que os de Beréia eram mais nobres do que ...



Olá amigos, meu nome é Valcir Rocha e hoje eu gostaria de conversar com vocês sobre a atitude de nobreza, identificada por Lucas, o escritor do livro de Atos dos apóstolos, em relação aos cidadãos bereanos, na ocasião em que Paulo e Silas estiveram naquela cidade pregando a palavra de Deus.
“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim”. Atos 17:11
Por que os de Bereia eram mais nobres do que os de Tessalônica? Porque eram mais ricos! (?) Porque eram mais instruídos! (?)
Talvez! Mas, a razão porque a palavra de Deus nos afirma que os de Bereia eram mais nobres do que os de Tessalônica é porque eles não acreditaram de imediato em tudo o que o apóstolo Paulo e Silas falavam. Eles foram para casa conferir nas Escrituras, examinando para ver se as coisas eram realmente assim. Podemos dizer que, num primeiro momento, eles “duvidaram”, eles “questionaram” e podem até ter “discutido” com Paulo e Silas sobre a doutrina.
Você conhece pessoas assim? Em sua igreja existem pessoas que discutem com o Pastor, Padre ou líder espiritual? Pessoas que questionam a fé, a doutrina e os ensinamentos?
“Ninguém gosta dessas pessoas, não é?”
Pois os bereanos eram exatamente assim! E foram elogiados por Lucas por serem assim! Foram apreciados por Paulo e Silas justamente por “colocar em Xeque” as verdades que eles anunciavam.
E por que a palavra de Deus atribui nobreza em uma atitude interrogativa? Porque a verdade sempre há de prevalecer. Era essa a certeza que Paulo e Silas tinham. E quando a verdade vence, ela liberta, ela fortalece e literalmente “incendeia” a chama da fé daqueles que são por ela tocados. E foi isso que aconteceu em Beréia.
Irmãos, vamos tomar como exemplo a atitude dos bereanos, a palavra de Deus é fonte de toda verdade e está ao alcance de qualquer um de nós. Não entenda a atitude dos bereanos como um povo mal educado que gostava de brigas, disputas, contendas. Essas coisas são reprovadas pela palavra de Deus (Tito 3:9-11; 2Tm 2:23-26).
Ao contrário, aqueles irmãos de Beréia aprenderam desde cedo que “É necessário que o servo do Senhor não viva a contender, mas deve ser brando em seu desejo de aprender e ensinar, deve estar pronto para instruir e ser instruído, deve ter paciência, deve corrigir com mansidão os que se opõem à verdade, tendo a expectativa de que Deus é quem concede o arrependimento e o entendimento pleno da Sua vontade, a palavra de Deus é que liberta da mentira e conduz à sensatez, à reflexão, e principalmente nos conduz à fé em Jesus Cristo”. 2Tm 2:24-26
Estude a palavra de Deus. Incentive o estudo da palavra de Deus. Confesse a Jesus como Senhor e creia que ele morreu na cruz para pagar por todos os seus pecados. E ele fará morada na sua vida, convencendo você do pecado, da justiça e do juízo por meio do seu Espírito Santo. (Jo 16:8; 1Co 14:24)

Reverência na oração - Êxodo 30:7-9