Não que eu o tenha já
recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo
para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Fp 3:12
Todos, pois, que somos
perfeitos, tenhamos este sentimento; Fp:3-15
No
texto de Filipenses 3:12-16, o apóstolo Paulo nos deixa confusos! Primeiro ele
afirma que não chegou à perfeição. Depois ele afirma “todos, pois, que somos
perfeitos”! O que essa passagem nos ensina?
Na
tradução da bíblia, versão NVI (Nova Versão Internacional), a tradução nos
ajuda a esclarecer o que o apóstolo Paulo está considerando como perfeição, diz
assim:
“Não que eu já tenha
obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo”.
Nesta
versão da bíblia o tradutor preferiu dizer que “a perfeição” da qual Paulo está
falando é “tudo isso” que ele havia listado nos versículos anteriores. E o que
ele havia listado nos versículos anteriores? Que a perfeição é:
Fp 3:8-11 – “Ganhar a
Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão
a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé;
para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus
sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar
a ressurreição dentre os mortos”.
Percebemos
que a “perfeição” da qual Paulo está falando e afirma não haver alcançado, é o
processo completo de redenção (justificação, santificação e resgate). É
interessante observar que, posicionalmente, diante de Deus nós já passamos pelo
processo completo de redenção, já estamos perdoados e libertos de nossos
pecados,
“foi crucificado com Cristo
o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos
o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado e o
pecado não terá domínio sobre nós” (leia atentamente todo o texto de Rm 6:1-23).
Já
somos considerados santos:
“santificados em Cristo
Jesus, chamados para ser santos” (1Co 1:2), “transformados em servos de Deus,
com fruto para a santificação” (Rm 6:22)
E
já fomos ressuscitados:
“nos ressuscitou, e nos
fez assentar nos lugares celestiais” (Ef 2:16).
Posicionalmente
já temos a Salvação completa, mas na prática sabemos que ainda estamos presos a
esse corpo carnal e a única coisa que temos de fato é o perdão de nossos
pecados e também a fé, que nos garante que o Deus, “que começou boa obra em nós, há de completá-la até ao Dia de Cristo
Jesus” (Fp 1:6).
Em
Tito, capítulo 2, versículo 11 a 14 a palavra de Deus é mais clara ainda ao
afirmar que “a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”,
passado, presente e futuro. Ou seja, nossa salvação, embora garantida e
completa diante de Deus, ainda não se completou na prática. Na prática Deus
ainda está realizando a boa obra da salvação em nós, que não se resume apenas
em “Cristo morreu pelos nossos pecados” e então estamos salvos da condenação do
pecado e do inferno. Ele nos liberta do próprio poder do pecado que escraviza
nossas vidas, por isso, no verso 12 de Tito 2 ele afirma que, no presente, a
graça de Deus se manifesta “educando-nos para que, renegadas a impiedade e as
paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente”.
Então a Graça de Deus se manifestou no passado, quando Cristo morreu na cruz
para pagar por nossos pecados, se manifesta no presente, com o Espírito de Deus
agindo em nossa vida para nossa santificação, e se manifestará no futuro,
quando formos transformados para estar para sempre com o Senhor: “aguardando a
bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador
Cristo Jesus” (Tt 2:13). No verso 14 ele reafirma o aspecto da salvação passada
e presente “o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda
iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de
boas obras”.
Voltando a Fp 3:12, o apóstolo
Paulo está afirmando isso: que Deus
olha para nós como já regenerado, mas nós ainda não o somos, porém, se você
está em Cristo, Deus já lhe vê como perfeito, Deus lhe vê no alvo, no
prêmio da soberana vocação de Deus em
Cristo Jesus, e Ele quer que tenhamos esse sentimento, mas, se porventura
pensais doutro modo, ainda nisso Deus vos esclarecerá. chegou a perfeição, pois
ainda não é perfeito em sua santidade e também ainda não foi ressuscitado.
Porém ele afirma que “prossegue para conquistar aquilo para o que também foi
conquistado por Cristo Jesus”. Essa afirmação é importante porque ele está
dizendo que, uma vez iniciado o processo de redenção, ele não pode ser mais
interrompido, porque não depende mais de nós, é obra de Deus – “fomos comprados
por preço” (1Co 6:20; 7:23) e Deus não falha. O início do processo de redenção
dependeu de uma decisão nossa, uma escolha, crer em Jesus. Dali pra frente
“tudo provém de Deus” (2Co 5:18), Ele “é quem efetua em vós tanto o querer como
o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2:13) e, mesmo “se somos infiéis,
ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo”. Não
depende mais de nós, a obra é de Deus, o que acontece é que, o modo como vamos
alcançar a ressurreição dos mortos é com mais glória ou menos glória de acordo
com nossa obediência por meio do corpo, mas “de algum modo, iremos alcançar a
ressurreição dentre os mortos” (Fp 3:11).
Nos
versos 13 e 14 Paulo reafirma que essa transformação completa e perfeita da
qual está falando ainda não aconteceu plenamente em sua vida, mas ele corre na
direção dessa nova vida, até porque não há outra opção, foi para isso que Deus
nos chamou em Cristo Jesus, esse é o alvo, esse é prêmio, se você será o 1º,
2º, 3º ou último colocado, essa é uma condição que você pode alterar no curso
de sua vida, porém, após dada a largada, você já é Filho de Deus, já é Servo de
Cristo e já é um eleito para de algum modo alcançar a ressurreição dentre os
mortos.
Por
essa razão, no verso 15 o apóstolo Paulo diz: “Todos, pois, que somos
perfeitos, tenhamos este sentimento”. Porque o Deus onisciente já vê tudo, já
sabe o resultado da corrida e já nos vê posicionalmente no pódio, já atingimos
o alvo e já recebemos o prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por
quê? Porque já não depende mais de nós, agora é com Ele, que nos justificou,
nos santifica e nos glorificará com a ressurreição (veja que em Romanos 8:30
todo esse processo está no passado, o Deus onisciente já nos vê glorificados em
Cristo).
Alguns
dentre os Cristãos ainda não entendem o plano completo de nossa salvação.
Alguns entre nós, acreditamos apenas que Deus nos libertou do império das
trevas quando entregou seu Filho na Cruz para pagar pelos nossos pecados, nos
libertou da condenação do pecado. Mas, não estamos acreditando que ele nos
transportou para o reino do Filho do Seu amor, não estamos acreditando que Ele
nos libertou da lei do pecado e não apenas da condenação do pecado (Rm 8:2).
Por
isso nós o convidamos, para que tenha fé no Jesus Cristo que morreu pelos seus
pecados e ressuscitou para ser Senhor de sua vida e que garante por meio do seu
Espírito, que agora passa a fazer morada em você, que Ele lhe levará ao lar
celestial. Se você ainda pensa de outro modo, nós cremos que também isso, Deus
vos esclarecerá, “todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos”.
Rogerio da Silva
Estude a bíblia conosco. Participe de um forum de discussão sobre assuntos bíblicos em:
ministeriogracanobrasil@gmail.com
Outras publicações em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário