quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Qual a razão da nossa existência?


Qual a Razão de nossa existência?

De onde viemos? Para onde vamos? Por que existimos?
Responder a essas perguntas é algo que o ser humano empenha-se em fazer desde o dia em que toma consciência de sua existência!

Quem somos e para que existimos? Ciência, Religião e todo tipo de esoterismo aplicam-se no desvendar este mistério: A razão de nossa existência!
Nós do “examinando as escrituras” viemos até você neste momento para trazer o que a bíblia nos fala sobre a criação do homem. Por que Deus criou o homem? Para que Deus criou os seres humanos? Qual a nossa utilidade?
Talvez você não acredite na bíblia! Talvez você nem acredite em Deus! Mas nós pedimos para que você considere neste momento essas possibilidades e desfrute da razão dada por Deus para a sua existência.
O capítulo 1 do livro de Gênesis afirma que “Deus criou todas as coisas” e, no sexto dia, Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança ... homem e mulher os criou” (Gn 1:26-27).
Por que Deus quis criar os seres humanos?
A resposta está em Gênesis no capítulo 2, versículo 15, quando a bíblia afirma: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”.
Simples assim! A bíblia ensina que nós humanos fomos criados por Deus para cuidar das coisas que Deus criou. Somos os administradores de Deus! Gerenciamos o Jardim de Deus! Criados para cuidar: cultivar e guardar a criação de Deus!

Já deu pra perceber que algo saiu errado, né? Está evidente que o ser que Deus criou para cuidar do planeta, por alguma razão, tornou-se o principal destruidor da criação divina para a qual ele foi criado como protetor.
Somos capazes de perceber que a natureza sozinha, sem a intervenção humana, se governa melhor do que tendo o ser humano como “cuidador”.
O que deu errado? Será que Deus deixou de prover algo ao ser humano que seria necessário para ele realizar sua função?
Vejamos o que Deus concedeu ao homem como atributos necessários para o desempenho de sua razão de existência:
Domínio: Deus deu autoridade ao homem “sobre todos os animais e sobre toda a terra” (Gn 1:26). O poder de comando é algo indispensável para que você seja administrador sobre algo, e Deus deu ao homem domínio sobre toda criatura.
Sabedoria: Deus deu inteligência ao homem. Capacidade de criar, inventar, raciocinar como nenhum outro dos seres criados tem. O ser humano foi criado à “imagem e semelhança de Deus” (Gn 1:27). Assim como o próprio Deus com seu poder criativo seria capaz de cuidar do planeta, Deus deu ao homem a sabedoria necessária para exercê-lo com exatidão.
Arbítrio: O arbítrio é a capacidade de tomar decisões. Deus delegou ao homem a capacidade de fazer escolhas, de decidir, de deliberar, resolvendo e solucionando problemas de forma autônoma. Esse é um princípio fundamental quando se outorga a alguém a função de gerenciar: ele deve ter poder para tomar decisões.
Vamos eleger neste momento essas três virtudes como fundamentais para o exercício da administração. Qualquer proprietário que delegue a alguém a função de administrador sobre algo deseja que seu subordinado tenha ao menos essas três virtudes: Poder de comando (Domínio), Inteligência (Sabedoria) e saiba tomar decisões (Arbítrio).
Isso não significa que o administrador faz o que quer e do jeito que quer, ele não é o Senhor, é apenas um servo e irá gerenciar o negócio conforme regras, leis e preceitos já estabelecidos pelo seu possuidor.
Esse foi o problema do homem. Deus estabeleceu que o homem estivesse livre para desfrutar de todas as “arvores” que haviam no jardim, mas havia uma sobre a qual Deus colocou restrições:
Genesis 2:16-17
“E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
Todos nós sabemos qual foi a escolha feita pelo primeiro casal que habitou a face da terra. E, não importa o quanto dessa historia você acredite que é verdadeira ou metafórica, não importa se você entende as árvores e o fruto da árvore como literal ou simbólico, o fato é que a consequência da escolha desses primeiros habitantes da terra incide sobre todos os descendentes de Adão e Eva que somos nós.
Nós não servimos mais a Deus para o propósito inicial para o qual fomos criados. Estamos imprestáveis, incapazes, inúteis. Nós somos os principais responsáveis pela destruição da natureza e, sendo nós parte da criação de Deus, nós somos os responsáveis pela nossa própria destruição.
Deus chama essa condição em que nos encontramos, essa deficiência que impede o ser humano de fazer aquilo que é bom de “pecado”.
O pecado nos impede de agradar a Deus, de servir no propósito para o qual fomos criados.
A bíblia diz que:
“por um só homem (Adão) entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” Rm 5:12
Diz que: “ não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço” Rm 7:19
Que: “não há quem faça o bem, não há nem um sequer” Sl 14:3
“pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” Rm 3:23
Reconhecendo que há um problema, e é um problema sério com a raça humana, aceitando que nós não somos capazes de solucionar esse problema e admitindo que precisamos da orientação do criador que tudo sabe, pois foi Ele quem fez todos as coisas e é só Ele quem pode resolver o problema do pecado humano, convidamos você a nos acompanhar nos próximos estudos desta série. Envie-nos perguntas, entre em contato conosco pelos endereços que estão na descrição deste vídeo.
Nós temos um problema, mas Deus tem a solução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário