Qual a Razão de nossa existência?
De onde viemos? Para
onde vamos? Por que existimos?
Responder a essas
perguntas é algo que o ser humano empenha-se em fazer desde o dia em que toma
consciência de sua existência!
Quem somos e para que
existimos? Ciência, Religião e todo tipo de esoterismo aplicam-se no desvendar
este mistério: A razão de nossa existência!
Nós do “examinando as
escrituras” viemos até você neste momento para trazer o que a bíblia nos fala
sobre a criação do homem. Por que Deus criou o homem? Para que Deus criou os seres
humanos? Qual a nossa utilidade?
Talvez você não
acredite na bíblia! Talvez você nem acredite em Deus! Mas nós pedimos para que
você considere neste momento essas possibilidades e desfrute da razão dada por
Deus para a sua existência.
O capítulo 1 do livro
de Gênesis afirma que “Deus criou todas as coisas” e, no sexto dia, Deus disse:
“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança ... homem e mulher
os criou” (Gn 1:26-27).
Por que Deus quis criar
os seres humanos?
A resposta está em Gênesis
no capítulo 2, versículo 15, quando a bíblia afirma: “Tomou, pois, o Senhor
Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”.
Simples assim! A bíblia
ensina que nós humanos fomos criados por Deus para cuidar das coisas que Deus
criou. Somos os administradores de Deus! Gerenciamos o Jardim de Deus! Criados
para cuidar: cultivar e guardar a criação de Deus!
Já deu pra perceber que
algo saiu errado, né? Está evidente que o ser que Deus criou para cuidar do
planeta, por alguma razão, tornou-se o principal destruidor da criação divina
para a qual ele foi criado como protetor.
Somos capazes de
perceber que a natureza sozinha, sem a intervenção humana, se governa melhor do
que tendo o ser humano como “cuidador”.
O que deu errado? Será
que Deus deixou de prover algo ao ser humano que seria necessário para ele
realizar sua função?
Vejamos o que Deus
concedeu ao homem como atributos necessários para o desempenho de sua razão de
existência:
Domínio:
Deus deu autoridade ao homem “sobre todos os animais e sobre toda a terra” (Gn
1:26). O poder de comando é algo indispensável para que você seja administrador
sobre algo, e Deus deu ao homem domínio sobre toda criatura.
Sabedoria:
Deus deu inteligência ao homem. Capacidade de criar, inventar, raciocinar como
nenhum outro dos seres criados tem. O ser humano foi criado à “imagem e
semelhança de Deus” (Gn 1:27). Assim como o próprio Deus com seu poder criativo
seria capaz de cuidar do planeta, Deus deu ao homem a sabedoria necessária para
exercê-lo com exatidão.
Arbítrio:
O arbítrio é a capacidade de tomar decisões. Deus delegou ao homem a capacidade
de fazer escolhas, de decidir, de deliberar, resolvendo e solucionando problemas
de forma autônoma. Esse é um princípio fundamental quando se outorga a alguém a
função de gerenciar: ele deve ter poder para tomar decisões.
Vamos eleger neste
momento essas três virtudes como fundamentais para o exercício da
administração. Qualquer proprietário que delegue a alguém a função de
administrador sobre algo deseja que seu subordinado tenha ao menos essas três
virtudes: Poder de comando (Domínio), Inteligência (Sabedoria) e saiba tomar
decisões (Arbítrio).
Isso não significa que
o administrador faz o que quer e do jeito que quer, ele não é o Senhor, é
apenas um servo e irá gerenciar o negócio conforme regras, leis e preceitos já
estabelecidos pelo seu possuidor.
Esse foi o problema do
homem. Deus estabeleceu que o homem estivesse livre para desfrutar de todas as
“arvores” que haviam no jardim, mas havia uma sobre a qual Deus colocou
restrições:
Genesis
2:16-17
“E
o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,
mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em
que dela comeres, certamente morrerás”.
Todos nós sabemos qual
foi a escolha feita pelo primeiro casal que habitou a face da terra. E, não
importa o quanto dessa historia você acredite que é verdadeira ou metafórica,
não importa se você entende as árvores e o fruto da árvore como literal ou
simbólico, o fato é que a consequência da escolha desses primeiros habitantes
da terra incide sobre todos os descendentes de Adão e Eva que somos nós.
Nós não servimos mais a
Deus para o propósito inicial para o qual fomos criados. Estamos imprestáveis,
incapazes, inúteis. Nós somos os principais responsáveis pela destruição da
natureza e, sendo nós parte da criação de Deus, nós somos os responsáveis pela
nossa própria destruição.
Deus chama essa
condição em que nos encontramos, essa deficiência que impede o ser humano de
fazer aquilo que é bom de “pecado”.
O pecado nos impede de
agradar a Deus, de servir no propósito para o qual fomos criados.
A bíblia diz que:
“por
um só homem (Adão) entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim
também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” Rm 5:12
Diz
que: “ não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço” Rm 7:19
Que:
“não há quem faça o bem, não há nem um sequer” Sl 14:3
“pois
todos pecaram e carecem da glória de Deus” Rm 3:23
Reconhecendo que há um
problema, e é um problema sério com a raça humana, aceitando que nós não somos
capazes de solucionar esse problema e admitindo que precisamos da orientação do
criador que tudo sabe, pois foi Ele quem fez todos as coisas e é só Ele quem
pode resolver o problema do pecado humano, convidamos você a nos acompanhar nos
próximos estudos desta série. Envie-nos perguntas, entre em contato conosco
pelos endereços que estão na descrição deste vídeo.
Nós temos um problema,
mas Deus tem a solução!
Nenhum comentário:
Postar um comentário