Veja todos os vídeos do estudo do livro de Atos dos apóstolos na playlist:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLqzqR_TZDPZZ3ZSIoS8st-C5sfVBc25pS
Olá irmãos amados e interessados em conhecer as verdades bíblicas.
Terminamos o capítulo 4 do livro de Atos e hoje é dia de revisão!
No estudo de numero 24 nós vimos que Pedro e João foram presos por “anunciarem, em Jesus, a ressurreição dentre os mortos”!
Vimos que nem sempre os religiosos acreditam nas próprias doutrinas de sua religião, pois, aqueles que prenderam os apóstolos eram o Sumo sacerdote, os anciãos, escribas e autoridades da religião judaica, e eles estavam “ressentidos por ser ensinada ressurreição dentre os mortos em Jesus”.
No estudo de numero 25 nós vimos que, assim como aconteceu com Pedro e João, também nos dias de hoje são os religiosos, os doutores e mestres que querem calar a simplicidade do evangelho. Existem, sim, diversos assuntos bíblicos de difícil compreensão e que é impossível declarar com convicção como certos. Porém, são temas de pouca ou quase nenhuma relevância. Mas Jesus morreu naquela cruz para pagar por todos os nossos pecados e ressuscitou para ser Senhor de nossas vidas. E, pela fé no sangue de Jesus Cristo como único meio de justificação é que somos salvos. Por isso nós exortamos: “Faça essa declaração de fé. Creia no Senhor Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador, e desfrute desde já, pela fé, a segurança da vida eterna”. Muitos dirão: “Tolo!” “Você acha que a salvação é assim fácil?” “Você acha que Jesus irá lhe salvar apenas pela fé Nele, sem os ritos e perseverança de uma religião?” “Pare de falar que dessa salvação fácil”, eles dirão!
Nossa resposta é a mesma que Pedro e João deram aos religiosos daquela época: “nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”!
Verificamos também que essa verdade da salvação pela fé mediante o sangue derramado de nosso Senhor Jesus Cristo ainda não era a esperança anunciada pelos apóstolos. Embora Jesus já houvesse sido morto e ressuscitado, a morte de Jesus ainda era pregada como condenação para a nação de Israel, e, sua ressurreição era pregada como uma nova
oportunidade de arrependimento para Israel, de conversão e perseverança para alcançar o reino que estava por se estabelecer.
oportunidade de arrependimento para Israel, de conversão e perseverança para alcançar o reino que estava por se estabelecer.
É por causa do reino que todos estavam vendendo tudo o que tinham e tinham tudo em comum, perseverando no templo e na observância da lei, em todos os ritos judaicos e nas instruções dadas por nosso Senhor Jesus Cristo quanto à como superar os sete anos de grande tribulação que estava por acontecer e por fim, por meio de muito sacrifício e esforço, alcançar o reino.
Isso mesmo. O reino eles alcançariam por mérito, por esforço. A salvação é pela graça, mediante a fé.
São duas coisas distintas. Aquela geração de israelitas rejeitou o reino que foi ofertado, por isso o reino lhes foi tirado e dado a uma geração futura de judeus que serão obedientes. A salvação pela fé no sangue de Jesus Cristo é um mistério que ainda não foi revelado, mas está prestes a ser declarada, e, quando isso acontecer, revelará que tanto eles quanto nós, todos fomos salvos pelo sangue do nosso Senhor Jesus Cristo vertido na cruz. Até aqueles que no velho testamento depositaram a sua confiança em Deus pela oferta de sacrifícios contínuos, todos foram salvos pela fé na obra do Senhor Jesus, e, porque tinham a fé, essa fé produziu neles a obediência aos ritos que Deus ordenara, que figuravam o único e verdadeiro sacrifício futuro.
São duas coisas distintas. Aquela geração de israelitas rejeitou o reino que foi ofertado, por isso o reino lhes foi tirado e dado a uma geração futura de judeus que serão obedientes. A salvação pela fé no sangue de Jesus Cristo é um mistério que ainda não foi revelado, mas está prestes a ser declarada, e, quando isso acontecer, revelará que tanto eles quanto nós, todos fomos salvos pelo sangue do nosso Senhor Jesus Cristo vertido na cruz. Até aqueles que no velho testamento depositaram a sua confiança em Deus pela oferta de sacrifícios contínuos, todos foram salvos pela fé na obra do Senhor Jesus, e, porque tinham a fé, essa fé produziu neles a obediência aos ritos que Deus ordenara, que figuravam o único e verdadeiro sacrifício futuro.
Isso mesmo. As obras humanas não salvam. Mas, as obras são fruto de uma fé genuína.
No velho testamento, porque tinham fé na providência divina, fizeram sacrifícios em obediência a Deus. Aqui em Atos, porque tinham fé, venderam tudo o que tinham para conquistar o privilégio de alcançar o reino. Nos dias de hoje, porque temos a fé em Jesus Cristo, obedecemos a sua palavra para alcançar a coroa da justiça, o prêmio e galardões que Deus tem reservado para aqueles que o amam.
Confie você também em Jesus como seu único e suficiente salvador, e seja por Deus conduzido às boas obras, as quais o próprio Deus preparou de antemão, para que andássemos nelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário