Você já deve ter ouvido que há uma aparente
contradição entre o que os apóstolos dizem em suas cartas (em especial o
apóstolo Paulo) e o que Jesus e também a Lei ensinam sobre salvação eterna!
Você também pode já ter ouvido que, se Jesus fala
uma coisa e qualquer dos apóstolos que vieram depois Dele falam algo que possa
soar diferente e até contradizente, devemos ficar com o que o Senhor Jesus
disse, afinal de contas, Ele é Jesus e, os outros, estão interpretando o que
ele disse!
Você já deve ter visto “essas bíblias”, que têm as
palavras de Jesus escritas em vermelho, propositalmente para diferenciar o que
foi dito por Jesus do que é escrito pelos evangelistas.
Por que me falaram quê: os apóstolos não ensinam o
mesmo que Jesus ensina a respeito da salvação, e que, na bíblia, as palavras de
Jesus tem uma inspiração divina maior e, por isso, são mais importantes.
Essa distinção que se faz tem como objetivo
dissipar qualquer aparente controvérsia bíblica: Se um escrito diz uma coisa e
um outro escrito diz outra, devemos ficar com aquele que é dito por Jesus ou
pelo discípulo mais achegado a Ele e ignorar o que o outro diz, porque não tem
a mesma relevância.
Mas, será que isso está certo?
Não!
Nós cremos que a bíblia é coerente e harmônica,
exibindo um único plano de Deus, que se desdobra em revelações progressivas da
Sua vontade, e apóstolos e profetas são edificadores desta fé que tem como
pedra fundamental o Senhor Jesus Cristo e sua Obra Redentora na Cruz (Ef 2:20;
1 Co 3:10-11).
A doutrina que vem do Velho Testamento ou das
epístolas do Novo Testamento são doutrinas de Deus (inspiradas por Deus 2Tm
3:16) e consequentemente conferem com os ensinos de Jesus, respeitando é claro,
o tempo e o povo a quem essa mensagem é direcionada.
E é neste ponto que reside a contradição.
Jesus, quando esteve aqui na terra, nascido sob a
Lei, pregou o
Evangelho do Reino aos Judeus, que resumidamente poderia ser descrito da seguinte forma: O Reino prometido a Israel está para ser estabelecido agora, se você israelita arrepender-se de seus pecados e converter-se, obedecendo tudo o que diz a Lei e perseverando em me seguir, o Reino será instaurado.
Evangelho do Reino aos Judeus, que resumidamente poderia ser descrito da seguinte forma: O Reino prometido a Israel está para ser estabelecido agora, se você israelita arrepender-se de seus pecados e converter-se, obedecendo tudo o que diz a Lei e perseverando em me seguir, o Reino será instaurado.
Nos sabemos que os Israelitas rejeitaram o Reino e
o Rei, perseguiram todos que falavam desse reino, e, os escritos posteriores
dos apóstolos nos revelam que é impossível ao homem alcançar o favor de Deus
pela observância da lei, que o Justo viverá pela Fé.
A salvação pela fé então, entra em contradição com
a observância da lei para conquistar o Dom divino.
E ai? Devemos ficar com o que Jesus disse? Ou o que
os discípulos disseram?
Existem duas razões pelas quais não cremos que
exista diferença entre “o que Jesus disse” e o que “os apóstolos que vieram
depois Dele escreveram em seu nome”.
Primeiramente porque Jesus não escreveu nada, nem
sequer uma linha do que está contido na palavra de Deus, mas “homens [santos]
falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2Pe 1:21). Mateus,
Marcos, Lucas e João foram homens escolhidos pelo Senhor e inspirados por Deus
para nos revelar por meio de seus escritos o que Jesus disse e fez enquanto em
carne aqui neste mundo (Mc 1:1; Lc 1:3-4; Jo 21:24-25). Paulo, Tiago, Pedro,
João e Judas foram instrumentos nas mãos de Deus, escolhidos para registrar em
seus escritos o que o próprio Senhor Jesus Cristo glorificado lhes revelou
pessoalmente (Gl 1:11-12; At 1:8; At 26:16; Tg 1:1; 1Pe 1:1; 5:12; 1Jo 1:5; Ap
1:1).
Nosso segundo argumento provém da unidade e
equilíbrio entre tudo o que foi escrito pelos apóstolos: Se Jesus não escreveu
nada, porém, inspirou homens santos (2Tm 3:16, 2Pe1:21) aos quais confirmou por
meio de sinais e prodígios (At 2:42-43; 2Co 12:12; Gl 2:8), não faz sentido
algum acreditar que, aquilo que Mateus, Marcos, Lucas e João dizem que Jesus
disse, tem valor maior do que aquilo que Paulo, Tiago, Pedro, João e Judas
dizem ter escrito por revelação do próprio Senhor Jesus Cristo, até porque há uma
constante interação entre eles (At 12:25; At 21:18; Gl 1:18-19; 2:7-9; Cl 4:14;
2Tm 4:11; Fm 1:24; 1Pe 5:13; Jd 1:1) e, se um deles for falso apóstolo, por que
os outros não apontam essa falsidade?
Se há alguma aparente “contradição” entre dois
dizeres, melhor é entender as razões e circunstâncias em que uma verdade foi
dita em relação à outra, do que simplesmente escolher uma apontando a outra
como heresia, e é isso que pretendemos fazer nesta série de vídeos.
Evangelho do Reino e Evangelho da Graça, Lei e Fé,
Obras ou um favor imerecido?
Fique ligado nos próximos vídeos do Ministério
Graça no Brasil e explicaremos: “Por que me falaram que a bíblia diz:”
Conheça o Ministério Graça no Brasil
YouTube:
Facebook:
E-mail:
ministeriogracanobrasil@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário