Olá
amigos, meu nome é Valcir Rocha e hoje eu gostaria de conversar com vocês sobre a
atitude de nobreza, identificada por Lucas, o escritor do livro de Atos dos
apóstolos, em relação aos cidadãos bereanos, na ocasião em que Paulo e Silas
estiveram naquela cidade pregando a palavra de Deus.
“Ora,
estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a
palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se
as coisas eram, de fato, assim”. Atos 17:11
Por
que os de Bereia eram mais nobres do que os de Tessalônica? Porque eram mais
ricos! (?) Porque eram mais instruídos! (?)
Talvez!
Mas, a razão porque a palavra de Deus nos afirma que os de Bereia eram mais
nobres do que os de Tessalônica é porque eles não acreditaram de imediato em
tudo o que o apóstolo Paulo e Silas falavam. Eles foram para casa conferir nas
Escrituras, examinando para ver se as coisas eram realmente assim. Podemos
dizer que, num primeiro momento, eles “duvidaram”, eles “questionaram” e podem
até ter “discutido” com Paulo e Silas sobre a doutrina.
Você
conhece pessoas assim? Em sua igreja existem pessoas que discutem com o Pastor,
Padre ou líder espiritual? Pessoas que questionam a fé, a doutrina e os
ensinamentos?
“Ninguém
gosta dessas pessoas, não é?”
Pois
os bereanos eram exatamente assim! E foram elogiados por Lucas por serem assim!
Foram apreciados por Paulo e Silas justamente por “colocar em Xeque” as
verdades que eles anunciavam.
E
por que a palavra de Deus atribui nobreza em uma atitude interrogativa? Porque
a verdade sempre há de prevalecer. Era essa a certeza que Paulo e Silas tinham.
E quando a verdade vence, ela liberta, ela fortalece e literalmente “incendeia”
a chama da fé daqueles que são por ela tocados. E foi isso que aconteceu em
Beréia.
Irmãos,
vamos tomar como exemplo a atitude dos bereanos, a palavra de Deus é fonte de
toda verdade e está ao alcance de qualquer um de nós. Não entenda a atitude dos
bereanos como um povo mal educado que gostava de brigas, disputas, contendas.
Essas coisas são reprovadas pela palavra de Deus (Tito 3:9-11; 2Tm 2:23-26).
Ao
contrário, aqueles irmãos de Beréia aprenderam desde cedo que “É necessário que
o servo do Senhor não viva a contender, mas deve ser brando em seu desejo de
aprender e ensinar, deve estar pronto para instruir e ser instruído, deve ter paciência,
deve corrigir com mansidão os que se opõem à verdade, tendo a expectativa de
que Deus é quem concede o arrependimento e o entendimento pleno da Sua vontade,
a palavra de Deus é que liberta da mentira e conduz à sensatez, à reflexão, e
principalmente nos conduz à fé em Jesus Cristo”. 2Tm 2:24-26
Estude
a palavra de Deus. Incentive o estudo da palavra de Deus. Confesse a Jesus como
Senhor e creia que ele morreu na cruz para pagar por todos os seus pecados. E
ele fará morada na sua vida, convencendo você do pecado, da justiça e do juízo
por meio do seu Espírito Santo. (Jo 16:8; 1Co 14:24)
Nenhum comentário:
Postar um comentário